Exames
Muito mais que se consultar em várias especialidades cardíacas, neurológicas, endocrinológicas, além de cirurgia vascular na MAISCARDIO, você também pode realizar seus exames de forma rápida e fácil… sem falar que todo seu histórico médico estará disponível em nosso Sistema Informatizado de Prontuário Eletrônico, possibilitando aos nossos profissionais médicos um método verticalizado de atendimento, com acesso a informações de sua saúde pregressa determinando assim uma maior assertividade.
Nossa estrutura e profissionais está preparada para realização dos seguintes exames… clique sobre eles e sabia um pouco mais sobre cada um:
O Doppler de Carótidas e Vertebrais é um exame não invasivo que avalia a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro). Destina-se ao estudo do estado da parede arterial (pesquisa de estenoses por placas de aterosclerose), mas também avaliação do fluxo de sangue nas artérias carótidas e vertebrais, auxiliando no diagnóstico de doença aterosclerótica, aneurismas, angulações, dissecções, arterites e outras afecções que podem acometer as artérias carótidas e vertebrais.
Indicado quando o médico tem necessidade de investigar a presença de placas de gordura, o diâmetro das paredes das artérias e o estreitamento dos vasos. Para a realização deste exame não é necessário preparo.
O Doppler Venoso de Membros Superiores/Inferiores é um exame não invasivo que avalia a anatomia, fisiologia e patologia do sistema venoso superficial e profundo dos membros inferiores e superiores (pernas e braços). Indicado quando o médico precisa investigar a presença de estreitamento dos vasos, trombos e avaliar o diâmetro das paredes das veias. Para os membros inferiores é indicado principalmente para o estudo de duas patologias distintas, a insuficiência venosa superficial e/ou profunda e a trombose venosa, também superficial e/ou profunda. Para a realização deste exame não é necessário preparo.
As principais razões para que pacientes e atletas procurem cardiologistas do esporte são:
- Aconselhamento a respeito de controle de fatores de risco e melhora da saúde cardiovascular
- Avaliação da performance atlética após tratamento
- Avaliação de piora da performance
- Avaliação de sintomas como dor torácica, síncope, dispnéia ou palpitações relacioandos à prática de exercícios
- Discussão a respeito das preocupações familiares relacionadas à prática esportiva
- Check-up cardiológico
- Liberação para a prática competitiva/ esportiva após diagnóstico de doença cardiovascular ou cirurgia cardíaca
O Doppler Arterial de Membros Superiores/Inferiores é um exame não invasivo que avalia o fluxo de artérias maiores dos membros inferiores e/ou superiores com formação de imagens em cores. Auxilia no rastreamento de doença isquêmica periférica, no planejamento cirúrgico e no controle de tratamento de afecções arteriais de membro inferior e/ou superior. Indicado para diagnosticar e quantificar o processo de aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias, causando um estreitamento das mesmas).
Indicado para pacientes hipertensos, diabéticos e tabagistas, muitas vezes cursam com ateromatose e/ou obstrução das artérias dos membros inferiores, apresentando dor na panturrilha ao caminhar. Este exame é de grande importância nestes subgrupos de pacientes. Para a realização deste exame não é necessário preparo.
Já a Cardiologia Intervencionista é uma área de atuação da cardiologia que realiza exames diagnósticos e tratamentos utilizando cateteres (sondas) no interior do sistema cardiovascular, inseridos por punção de artéria ou veia, como: os cateterismos cardíacos, as cineangiocardiografias e cinecoronariografias para diagnóstico de doenças que acometem as coronárias, as válvulas cardíacas, o miocárdio, a aorta e os vasos pulmonares.
O Doppler de Artérias Renais é um exame com doppler colorido que estuda o fluxo nas artérias renais, desde sua origem na aorta abdominal até o rim, procurando identificar áreas de estenose nestes vasos. Indicado para investigação de hipertensão arterial secundária, especialmente em pacientes jovens que podem estar com displasia fibrosa das artérias renais. Investigação de doença aterosclerótica desses vasos em pacientes idosos também é motivo de realização deste exame. O exame deverá ser agendado previamente. Se faz necessário preparo com medicações especificas para adultos e crianças.
O angiologista por sua vez é mais procurado para o tratamento de varizes – que é o surgimento de veias dilatadas e retorcidas que mais frequentemente ocorrem nos membros inferiores.
O Ecocardiograma Transtorácico ou também conhecido como Ecocardiografia ou Ecocardiograma Bidimensional com Doppler é um exame de ultrassom, no qual as imagens do coração, captadas por um transdutor colocado sobre o tórax do paciente, são transmitidas para um monitor.
É um método diagnóstico muito utilizado em cardiologia para a detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do coração. Realizado com o paciente deitado, as estruturas do coração são analisadas em diferentes posições. O procedimento tem duração de aproximadamente 20 a 30 minutos (salvo exceções). Não há relatos de efeitos adversos decorrentes do uso de ultrassom para fins diagnósticos. Não é necessária nenhuma preparação antes do exame em adultos.
O Eletrocardiograma ou ECG é o registro gráfico da atividade elétrica do coração, realizado em aparelho chamado eletrocardiógrafo. Objetiva analisar o ritmo cardíaco; a condução do estímulo através do sistema de condução do coração e das suas cavidades; a integridade ou anormalidades do sistema de condução; detectar eventuais sobrecargas das cavidades cardíacas e zonas correspondentes à ausência de atividade elétrica.
Indicado sempre que se deseja avaliar a função cardíaca, o ECG é parte integrante de uma consulta cardiológica, especialmente numa primeira consulta. Realizado com o paciente deitado, coloca-se os eletrodos em locais específicos e procede-se ao registro do eletrocardiograma, com o paciente mantendo-se o mais relaxado possível. Não há mecessidade de um preparo específico.
As principais doenças causadas por alteração de hormônios são:
- Diabetes: Alteração dos níveis de açúcar do sangue, decorrente da falta de produção ou da falta de ação da insulina, um importante hormônio produzido pelo pâncreas. O chamado “pré diabetes” é uma alteração no organismo que leva à resistência à ação da insulina. Existem ainda algumas doenças que podem provocar a queda da glicose sanguínea, ou hipoglicemia
- Doenças da Tireóide: Podemos ter o hipertireoidismo (funcionamento excessivo da tireóide) com níveis aumentados de hormônios tireoidianos no sangue e as complicações decorrentes desse excesso; ou ainda, podemos ter o hipotireoidismo, que é o mau funcionamento da tireóide, levando à redução dos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos e suas conseqüências; o bócio, crescimento exagerado da tireóide, produzindo uma massa na região anterior do pescoço, e os nódulos tireoidianos. Outros exemplos de doenças da tireoide: Bócio Multinodular Tóxico, Doença de Graves, Tireoidite de Hashimoto.
- Obesidade: Nos últimos anos a obesidade foi reconhecida como sendo uma doença, devido aos múltiplos problemas que pode acarretar à saúde das pessoas, além dos graves transtornos sociais e psicológicos que a acompanham. A obesidade possui múltiplas causas, e apesar de sabermos que apenas uma pequena proporção dos casos de obesidade é provocada por excesso ou deficiência de alguns hormônios, freqüentemente é acompanhada de outras doenças endócrinas.
O Holter utiliza um pequeno aparelho gravador portátil que registra continuamente a atividade elétrica do coração, por meio do registro do eletrocardiograma sem que a pessoa precise alterar sua rotina. Seu período estendido de gravação é muitas vezes útil para observar arritmias ocasionais, o Holter é indicado para avaliação de desmaios, palpitações, tonturas, suspeita de fibrilação atrial, controle após uso de medicações que afetem o sistema elétrico cardíaco etc…
Para a realização do exame deve-se tomar banho antes de sua realização, não usar cremes na pele do tórax antes do procedimento; sendo fundamental, em caso de pacientes portadores de marca-passo, trazer a carteirinha de identificação do aparelho para cópia das informações.
Durante o exame não deve-se deitar sobre colchões ou travesseiros magnéticos, pois os mesmos emitem ondas energéticas que dão interferência, impedindo a gravação da atividade elétrica do coração, sendo liberada a utilização de telefones celulares, micro-ondas e todos os equipamentos eletrodomésticos.
A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono. Objetiva analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.
O equipamento é composto por um monitor leve e pequeno – colocado na cintura – que conectado por um tubo plástico fino a uma braçadeira colocada no braço não dominante, exceto se houver alguma contraindicação. A cada 20 minutos o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão obtida. Após as 24 horas, o paciente retorna ao local do exame para retirada do equipamento. O monitor é conectado ao computador e um software especialmente construído para esta função desenha um gráfico das pressões registradas nas 24h.
Para a realização do Mapa deve-se tomar banho antes do exame, pois não é recomendada a retirada do aparelho durante o exame, trazer um cinto de sua preferência para colocação do monitor na cintura, trazer a lista de medicamentos em uso com dose e horários preconizados.
O Teste Ergométrico (também chamado Teste de Esforço) permite uma ampla avaliação do funcionamento cardiovascular, é um exame que mede a frequência, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante uma situação de esforço físico induzido, gradualmente crescente, feito por caminhar ou correr numa esteira rolante ergométrica.
Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária. Permite também avaliar a capacidade funcional cardiorrespiratória; detectar arritmias, anormalidades da pressão arterial e de isquemia miocárdica; avaliar surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e dos eventuais sintomas que podem acompanhar essas disfunções; avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida; prescrição de exercícios físicos.
No dia do exame, após o banho, não utilizar cremes, pomadas ou gel, vir ou trazer roupa confortável (agasalho/tênis), não fumar 2 horas antes e 1 hora após o exame, dieta normal 2 horas antes ou dieta leve 1 h antes do exame, o paciente não deve fazer o exame em jejum. A suspensão de medicação em uso fica a critério do seu médico e na dependência dos objetivos do exame. Quando o objetivo é diagnosticar doença arterial coronária, caso seja possível, recomenda-se suspender medicamentos que possam mascarar as manifestações da doença, como betabloqueadores (atenolol, propranolol, metoprolol etc), inibidores dos canais de cálcio (diltiazem, verapamil) e vasodilatadores coronarianos (dinitrato ou mononitrato de isossorbida, nitroglicerina etc). Recomenda-se ao paciente não expor o tórax desprotegido ao sol, até 72 horas após o exame, pois pode surgir irritação da pele, no local da colocação dos eletrodos.
- Distúrbio do sono
- Doenças neuro-degenerativas
- Doenças vasculares encefálicas
- Dores de cabeça (cefaléia)
- Epilepsia
- Mielopatias
- Neuro-infecções (meningite, por exemplo)
- Neuropatias
A Cintilografia de Perfusão do Miocárdio é obtida para avaliar o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco durante as condições de repouso e estresse. O exame é feito em duas partes: um estudo de repouso (que ‘fotografa’ o coração em seu estado normal) e um estudo de estresse (que ‘fotografa’ o coração após a prática de exercícios).
Situações em que o paciente não tenha condições de realizar o exercício na esteira, o mesmo será submetido ao estresse farmacológico, que substitui a carga de exercícios, culminando nos mesmos resultados.
O tempo de exame é de aproximadamente 5 horas, com intervalos de 2 horas entre as fases de estresse e repouso.
Ressonância do coração é um exame de diagnóstico por imagem que usa um campo magnético para mostrar a região cardíaca de forma clara e precisa.
O teste é seguro, não invasivo e indolor. Ele é capaz de registrar imagens anatômicas e do funcionamento do coração sob diversos ângulos.
Atualmente, a técnica da ressonância magnética cardíaca, ou RMC, é considerada a mais moderna entre os exames de imagem, pois envolve registros tridimensionais do coração.
A partir dela, são coletadas informações sobre o volume, câmaras cardíacas (átrios e ventrículos), válvulas cardíacas e superfície do órgão.
O procedimento torna possível visualizar detalhes sobre a atividade do músculo cardíaco e o fluxo sanguíneo na área.
Trata-se de exame de tomografia computadorizada das artérias coronárias. O procedimento consiste em injeção endovenosa de contraste durante a aquisição das imagens, sendo o exame extremamente rápido.
A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico muito recorrente na medicina moderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo. Por meio de uma ultrassonografia com doppler, o médico é capaz de ver o fluxo sangüíneo nos principais vasos.
Fornece diagnóstico de imagens que complementa aquele feito com raios-X, medicina nuclear e ressonância magnética. Ultrassom não fornece a qualidade de imagem desses outros métodos, e é suscetível a artefatos, mas possui grandes vantagens em relação aos demais exames radiológicos
Se você já é paciente da MAISCARDIO, todo seu histórico médico estará disponível em nosso Sistema Informatizado de Prontuário Eletrônico, possibilitando aos nossos profissionais médicos um método verticalizado de atendimento, com acesso a informações de sua saúde pregressa determinando assim uma maior assertividade.
Conheça também nossas consultas médicas e faça tudo em um único lugar, de forma simples e com atendimento diferenciado.